Poesias em formato de haikai.

 
 
 
"Cavalo solto
trota em liberdade
no pasto em flor"
 
******************************************************************************************
 
Antes que alguém me diga que os meus "Haikais" não são perfeitos, já adianto que minha intenção jamais foi a de ser um grande haikaista, apenas aprendi a admirar essa forma de fazer poesia, que nasceu no Japão e se espalhou pelo mundo. Admiro muito àqueles que realmente fazem do haikai uma verdadeira obra de arte e não tenho a menor pretensão de me comparar a eles, e por isso, me limito humildemente a usar o formato sem nenhuma pretensão, mas aqui vai uma pequena explicaçãozinha:
 
Haikai como aprendi, é a arte de com o mínimo, obter o suficiente. Sua métrica original é divida em 3 linhas, contendo a primeira 5 sílabas, a segunda 7 sílabas e a terceira também 5 sílabas. Está relacionado sempre à natureza, e parte de um momento ou seja, uma emoção única de quem o escreve. 
 
Mas para quem quiser mesmo se especializar na arte, sugiro que se dedique, pois essa arte exige estudo e dedicação, e há vários critérios a serem seguidos.
 
Enfim, um forte abraço a todos e espero que gostem dessa forma de poesia tanto quanto eu.
 
******************************************************************************************
 
 
 
 
"No belo quadro
pássaros se confundem
com pipa no ar"
_______________________
 

A "pipa"

Uma das minhas mais fortes lembranças que trago da infância é de um dia que meu pai chegou em casa com uma "raia" na mão. De região para região o nome desses papagaios, pipas, maranhão, quadrado, vai mudando, mas vou tentar descrever o que é uma "raia":

Raia é feita com duas varetas, sendo uma reta e outra em forma de arco, seria quase um arco e flexa, que são colocadas em cima do papel recortado em forma de losângo e coladas. Se colocada uma "rabiola" nesse "papagaio", ele se transforma em um "peixinho", mas se colar nas duas partes de baixo papel recortado em forma de "barbatanas", ele se transforma em uma "raia", e foi com essa que meu trouxe.

Ele me levou para um campo de futebol chamado Campo do Cruzada, que por acaso não existe mais, virou conjunto residencial, e lá colocou aquela raia no alto, e passamos ali não sei quanto tempo, mas para mim pareceu uma eternidade, tanto que até hoje me vejo naquele campo, segurando a linha que mantém aquela raia preta com barbatanas amarelas no ar, e uma doce lembrança no meu coração.

Quando me vejo pensando nesse momento único e mágico, fico pensando de como precisamos de pouco para sermos felizes.

 
******************************************************************************************
 

 

 
“Lírios do campo
num coração carinhoso
suave canção”
_______________________
 
A emoção de se receber o primeiro Haikai.
 
Como aprendi, um haikai é um momento único e especial que dedicamos a alguém. Aprendi que no Japão é uma grande honra se receber um Haikai de presente, e que uma vez ofertado o Haikai deixa de pertencer a quem o fez e passa a pertencer ao presenteado, e o autor, não pode mais oferece-lo a mais ninguém, pois justamente, ele é um momento único dedicado a quem o recebe.
Para mim receber um haikai, é como receber uma flor única, colhida no campo, ao som de uma rara canção, vinda de um coração nobre, repleto de carinho, amor e generosidade.
Enfim, esse é o lado mágico que vejo no haikai, que batizei como "lado romântico", e foi por esse lado da arte que eu me apaixonei e pretendo divulgar, pois foi essa a emoção que eu senti, e foi com essa mesma emoção que eu tentei retribuir.
"Um momento mágico que jamais se repetirá"
 
******************************************************************************************
 
 
“Rosas vermelhas
enfeitando esse dia
muito carinho”
 _______________________ 
 
Troca de energia
 
O  momento mágico de se fazer uma primeira canção dedicada a alguém e perceber a alegria que esse momento gerou, e como que uma bola de neve se formando, recebe essa energia de volta em forma de carinho que gera carinho. Os agradecimentos de parte a parte não param e um novo haikai marca esse momento, que por sua vez, inspira um outro haikai para que esse momento mágico e único, seja eternizado.
Nada melhor que rosas vermelhas dedicadas com muito carinho para enfeitar e eternizar esse momento e esse dia.
 
******************************************************************************************
 
 
"Frágeis crianças
fugindo dos gansos
surge um anjo"
 _______________________
 

Os Gansos

 
Certo dia sai de casa junto com minhas duas irmãs, provavelmente para fazer alguma coisa para minha mãe, comprar alguma coisa talvez.. não me lembro desse detalhe, mas a lembrança que tenho é que o lugar onde morávamos, era parecido com algumas cidadezinhas do interior, o que era normal para aquela época; ruas de terra, casas com quintais e muros baixos, isso quando tinham muros, muitos terrenos sem construção, e muitas famílias faziam criações de animais e aves. Nesse dia voltamos tranqüilamente pra casa, quando de repente começamos a ouvir aquele som maquiavélico de grasnados de gansos e quando olhamos para traz tinha um monte deles preparados para a "guerra".. "Que sufoco".. Imaginem a cena.. Três crianças correndo e os gansos tentando bicá-las.. Hoje lembro disso e dou risada, mas na hora foi realmente um grande sufoco, momentos de pavor que só terminou quando uma alma boa apareceu e "comprou a nossa briga" contra as aves malvadas.
 
******************************************************************************************
 
 
"No décimo mês
gaviões se encontram
no oitavo dia"
 _______________________
 
Reencontro de amigos
 
Um momento mágico, único e inesquecível.
Por uma brincadeira entre corinthianos (gaviões), exatamente no dia 08 de Outubro, uma amizade renasce com força e por mais que a vida, o tempo e a distância insista em separar esses amigos, a amizade foi imortalizada, pois amizade quando é verdadeira, dispensa a presença física, e o carinho nascido no coração é imortal.
 
******************************************************************************************
 
 
Na beira do rio
sentada e sorrindo
choro infantil"
_______________________
 

A primeira paixão

 
Lembro-me como se fosse hoje. Eu ali no auge dos meus dois aninhos no máximo, sentindo o coração disparar cada vez que ouvia aquela vóz chamando a minha irmã no portão de casa.

Minha irmã mais velha acabara de entrar para escola, e como é normal, lá fez amizade com a Nilza, que passou a ser sua melhor amiga e minha primeira paixão.

Ela muitoooooooo mais velha que eu, tinha no minimo o triplo da minha idade e se divertia com isso; ve se pode uma coisa dessas rssss

Me lembro bem que a casa onde moravamos na Zona Leste de São Paulo, beirava um rio que não me lembro o nome, mas me lembro que meus pais proibiam que eu e minhas irmãs subissemos no muro porque era perigoso cair no rio, e talvez por isso, quando a Nilza chegava e sentava no muro, eu já começava a abrir o berreiro e puxá-la pela mão para que ela descesse, e com ela se divertia e ria muito… a "malvada" até jogava o corpo para trás, o que fazia que meu choro aumentasse mais ainda ao pressentir o perigo, mas não tinha jeito; quanto mais eu chorava, mais ela fazia… "que maldade" rssssss

Pouco me lembro dela, mas sei que jamais esqueci seu nome, e nem essa lembrança do muro, que posso dizer, foi a primeira manifestação do meu lado "protetor" das pessoas que amo.

 
******************************************************************************************
 
 
"Apague a luz
depois feche a porta
vejamos o sol"
_______________________
 
Convite a paz
 
Depois de uma longa e tenebrosa noite escura de tempestade, o convite para se apagar a luz das trevas, fechar a porta para o passado e olhar apenas para a luz do sol, que é a verdade e o reinício de tudo, já que o sol volta a brilhar todos os dias, independente da nossa vontade, e querendo ou não, temos de acordar com ele. Poderia dizer também, que é um convite para apagar as mágoas e jogar a chave fora de trancá-las atrás da portas, e procurar ver apenas as coisas boas que realmente valem a pena.
 
O tempo não para e o futuro nos espera, portanto, apague a luz, feche a porta e veja como é bonita a luz do sol.
 
******************************************************************************************
 
 
"No horizonte
surgem novas estrelas
barco partindo"
_______________________
 
Momento de despedida
 
Chega um momento na vida em que a renovação se faz necessária por mais que isso nos doa e nos machuque. Novos caminhos se abrem, novas perspectivas, e precisamos fazer o que temos de fazer para não nos sentirmos elos de uma corrente muitas vezes enferrujada pelo tempo. O importante é sempre guardar e assimililar as lições que esse ancoradouro nos trouxe, e agradecer à vida por nos ter dado essa oportunidade. Saudade sempre fica, mas levamos no coração a esperança de um dia poder retornar mais conscientes e maduros depois de conhecer outros outros portos e observar outras estrelas, portanto, um "até breve" é sempre muito menos dolorido que o peso da palavra "adeus". A vida é uma eterna viagem e o caminho a percorrer é longo e cansativo, porém é necessário para a nossa própria evolução.
 
******************************************************************************************
 
 
"Pregando amor
sob o domínio da lua
brilho no olhar"
_______________________
 
Momento de adimiração e carinho
 
Com o passar dos anos aprendi a admirar e respeitar as pessoas que tem a coragem de abrir o coração e pregar palavras de amor e conforto para os seus semelhantes. Nesse mundo nosso tão cheio de conturbações, onde as pessoas só pensam em guerras, vinganças, assaltos, assassinatos, entre outras coisas ruins, é sempre bom ver que ainda existam pessoas que pregam a paz, principalmente quando essa pregação, é acompanhada de atos. Enfim, que todos possam ter um brilho nos olhos e na alma ao pregar o amor, seja sob o domínio da lua, do sol, da terra, ou seja sob o domínio que for, para que possamos fazer desse mundo, um mundo melhor para todos, um mundo com muita paz, muita harmonia, muita luz, e principalmente, muito, muito amor.
 
******************************************************************************************
 
 
"Na tela branca
o amor é cantado
pelo rouxinol"
_______________________
 

O Rouxinol e a Rosa

Esse "haikai" foi inspirado na emoção que sinto cada vez que leio essa, que considero uma das mais belas estórias para reflexão.
A tela é branca para que cada um a pinte como quiser, conforme o entendimento que teve ao ler essa estória, mas para que não leu, faço aqui um pequeno resumo:

– Havia um homem que costuma comer pão na sacada da casa e sempre deixava cair farelos que o rouxinol pensava que fossem jogados propositalmente para alimentá-lo, o que fez que o rouxinol criasse uma grande relação de amizade por aquele homem que ele pensava alimentá-lo. O homem acabou se apaixonando perdidamente, mas sua amada essa lhe impôs que para retribuir o amor, ele teria de lhe presentear com a mais bela das rosas vermelhas. Como não era época, o homem percorreu a cidade toda e não encontrou nenhuma rosa. Ouvindo os lamentos do homem, o rouxinol procurou o "deus" dos pássaros que lhe disse que se ele se emaranhasse em uma roseira e cantasse a noite toda sem parar, ele poderia conseguir a flor, mas disse também que o sacrifico poderia ser grande e poderia custar-lhe a vida, porque seu peito poderia não aguentar. O rouxinol decidiu que assim faria para que seu grande amigo conseguisse enfim a flor que precisava para conquistar a sua amada, e assim o fez; embrenhou-se na roseira e lá cantou a noite toda. Na manhã seguinte o homem olhou pela janela e viu no seu jardim a mais bela rosa que a natureza já havia produzido e desceu para apanhá-la. Ao ver do lado da rosa o corpo inerte do rouxinol morto ele pronunciou a seguinte frase:

– Ave estúpida! Com tantas árvores para cantar foi justamente se enfiar na roseira que tem espinhos, mas pelo menos agora dormirei melhor sem ouvir seu canto chato. 

 
******************************************************************************************
 
 
"No auge da paz
tulipas se confundem
sorriso no ar"
_______________________
 
Coisinhas simples
 
Quando se está bem e em paz, tudo é motivo de alegria e troca de carinho, até mesmo mandar flores trocadas acaba virando motivos para sorrir de felicidade. A sintonia é tão grande quanto a cumplicidade. Com todo carinho e paciência do mundo, a pessoa que recebe as flores procura a "verdadeira" apenas para mostrar e ensinar a diferença com detalhes. O assunto se torna agradável e segue por horas, sempre com sorrisos nos lábios. São momentos assim, simples, mágicos e inesquecíveis que fazem a vida valer a pena.
 
******************************************************************************************
 
 
"Sob o pinheiro
o mundo é perfeito
na noite feliz"
_______________________
 

O "primeiro" Natal

 
Uma das lembranças mais gostosas que com certeza trago no coração e que sempre estará nele, é a do primeiro natal que tenho recordações. Eu devia ter uns 2 ou 3 anos e me lembro com muito carinho da árvore "enorme" que servia inclusive pra eu ficar em baixo dela escondidinho do mundo. Na noite de Natal me lembro da minha família "toda" reunida, e me lembro das coisas que eu ouvia; o Natal é época de paz e amor, porque marcava o nascimento de Cristo, e portanto, era o dia do seu aniversário. Isso é o que penso até hoje com muito carinho, e acho que é assim que todos deveriam ve-lo, estendo isso aos outros 364 dias do ano.
 
******************************************************************************************
 
 
"Bate outra vez
com esperança o meu
coração em flor"
_______________________
 
Momento de respeito e reconhecimento
 
No dia do centenário de um dos maiores poetas brasileiros, "Meste Cartola", ou simplesmente "Cartola", pela humildade que ele sempre representou, deixo a minha pequena e sincera homenagem em forma de "haikai", a ele que soube como poucos, fazer "poesia em forma de música".
 
******************************************************************************************
 
 
"A fé que move
a montanha nos traz paz
rosas pra mamãe"
_______________________
 
Momento de fé
 
Um dia, Deus enviou a Maria um anjo, o anjo Gabriel, que lhe disse:
– Salve, ó cheia de graça, o senhor está contigo.
 
******************************************************************************************
 
 
"Asas cortadas
da triste borboleta
lágrima e dor"
_______________________
 
Momento de Reflexão
 
Muitas vezes na vida nos vemos entre a cruz e espada, entre a razão e a emoção, entre o "certo" e o "errado", onde parece que o mundo inteiro está conspirando para calar a nossa voz, e parece que todos os valores aprendidos foram em vão. Nessas horas pensamos se devemos ou não continuar, e se resolvermos que sim, ficamos indecisos por qual caminho seguir. Me perdoem a pretensão, mas acredito que a madre Tereza de Calcutá diria que: "Se cortarem as suas asas, podes não voar, mas ainda te sobram as pernas e deves aprender a caminhar", e por isso, apesar da dor e das lágrimas, creio que devemos sempre seguir o caminho que o coração indicar e continuarmos sempre, com os membros que nos restam.
 
******************************************************************************************
 
 
"Flor de algodão
frágil e transparente
poema de luz"
_______________________
 
Momento de Reconhecimento
 
Aprendi na vida que sempre é importante reconhecer e retribuir o carinho e a atenção que as pessoas nos dedicam. Apesar do pouquíssimo tempo de convivência, essa mulher com alma de poeta, já demonstrou toda generosidade que tem guardada no coração, sempre me incentivando e me abrindo portas, me empurrando sempre pra cima, como costuma fazer com aqueles que são seus amigos, e é por isso, que dedico esse poema em forma de haikai com todo carinho e respeito a Cassia da Rovare, essa pessoa iluminada que tão bem me recebeu no seu mundo e no seu coração, e que através da sua poesia, demonstra toda fragilidade e transparência que carrega na alma, como a brancura e a pureza do algodão.
 
******************************************************************************************
 
 
"Cravo regado
com amor e carinho
caminho suave"
_______________________
 
Momento de Homenagem
 
Como qualquer ser humano tive diversos momentos bons e inesquecíveis na vida, e um desses momentos que foi marcante e especial, foi quando no final do primeiro ano primário, em 1968, minha querida professora, dona Maria Luiza, do colégio Visconde de Itaúna no bairro do Ipiranga, pegou uma espécie de capa de um livrinho infantil, partiu em duas partes, e com elas presenteou a mim e um coleguinha de sala, um japonesinho chamado Marcio. Na parte que me coube ela escreveu a seguinte frase:
 
– "Ao aluno Carlos Calvelhe, um dos primeiros da classe, o afeto de sua professora, Maria Luiza".
 
Guardo isso como uma das coisas mais importantes da minha vida, tanto nos meus pertences, como no meu coração, e hoje, 15 de outubro de 2008, "Dia do Professor", muito embora eu não acredite que ela lerá isso um dia, eu queria dizer a seguinte frase para ela, e com essa frase homenagear todos os professores que para mim são as raízes da esperança de um mundo melhor.
 
– "A professora Maria Luiza, uma das melhores lembranças que tenho na vida, o afeto do seu aluno, Carlos Calvelhe".
 
******************************************************************************************
 
 
"Folha em branco
aguardando momento
do sol despertar"
_______________________
 
Momento de Inspiração
 
Inspirado em todas as pessoas que tem coragem de dar vazão aos seus sentimentos, nos brindando com suas pérolas e obras de arte saídas do fundo da alma. Seja em forma de poesia, música, pintura ou qualquer forma de expressão. Aproveito para homenagear também, todas as pessoas que tem a sensibilidade de apreciar e procurar entender, aquilo que o "artista" tenta passar, pois qualquer forma de expressão é feita de coração pra coração, e é preciso ter alma de artista para entender uma forma de arte.
 
******************************************************************************************
 
 
"Fim de outubro
e o tempo não para
chove lá fora"
_______________________
 
Momento de reflexão
 
Pensamentos sobre a verdade dos ditados que falam que quanto mais o tempo passa, mais rápido ele passa. A vida parece que começou ontem, e tanto tempo já passou sem que eu tenha percebido. Somente nesse ano, dez meses  praticamente já se passaram, e ainda me vejo recebendo os votos de um "Feliz 2008". A chuva lá fora complica tudo, torna tudo mais dificil. É preciso paciência e esperar o momento certo, para que tudo que a vida me reserva se torne realidade. Da janela eu contemplo o céu e vejo os pingos caindo nos telhados, por um instante ele se transforma num campinho de terra batida, onde meninos felizes jogam bola despreocupados e se divertem rolando na lama formada pela mistura da terra com a água da chuva. Ouço a voz da minha mãe me chamando da janela e volto para a realidade.
 
******************************************************************************************
 
 
"Pequenos gestos
marcam eternamente
jasmin floresce"
_______________________
 
Momento de Gratidão
 
Estava eu com meus 14, 15 anos e trabalhava numa confecção de roupas no bairro do Ipiranga como Office-boy.
Nessa época, os bancos ainda tinham suas portas abertas e era costume entre os "boys" trocarem serviços se ajudando mutuamente, pois as filas nos caixas eram imensas, e como quase tudo era feito manualmente, se perdiam horas nas filas.
Certo dia estava eu numa agência na Rua Silva Bueno, quando chegou um amigo meu me perguntando em se eu tinha de ir ao banco "X" depois que saísse daquele e eu respondi que sim. Como era praxe, ele pegou o meu serviço que eu teria que fazer naquele outro banco e deixou o dele comigo, combinando que nos encontraríamos em uma lanchonete ali pertinho mais ou menos uma hora depois, e foi embora. Aproximadamente uma hora depois desse fato, cheguei finalmete ao caixa e fiz o serviço dele primeiro, depois entreguei o meu. O caixa fez as contas e me disse que estava faltando um pouco de dinheiro, eu diria que se tratava em torno de alguma coisa equivalente hoje a uns quatro, cinco reais. Fiquei muito chateado, pois já era final de tarde e eu teria de voltar para a empresa, pegar o dinheiro que faltava e encarar no mínimo mais uma hora de fila, sem falar que ainda teria antes que prestar contas ao meu amigo, por questão de responsabilidade.
Um senhor abençoado que estava atrás de mim na fila viu a cena e deve ter ficado com dó. Quando percebi, ele me estendeu a mão com a quantia que faltava. Sorri feliz e lhe disse que assim que o encontrasse novamente eu devolveria o dinheiro, mas o que mais me marcou nessa história, foi a resposta que ele me deu sorrindo também:

– "Se você realmente quer me pagar, sempre que ver alguém precisando e você puder ajudar, lembre-se de mim e ajude também".

Nunca mais esqueci essas palavras, e sempre que me vejo ajudando alguém de alguma forma, ainda que não seja financeira, essa imagem vem à cabeça, pos do coração ela nunca saiu.

Que Deus sempre abençoe aquela alma generosa, que ensinou a um garoto em formação, o valor de um pequeno gesto.

 
******************************************************************************************
 
 
"Bicho esperto
domado e domando
flor de outono"
_______________________
 
Momento de Sutileza
 
Momento em que o carinho e a sutileza pura e simples vai conquistando e abrindo espaço no coração, fortalecendo cada vez mais a amizade. Mostrando que para se dominar, é preciso muito mais carinho, atenção e dedicação do que força, pois como já ouvi vários domadores de animais falando, antes de domar a "fera", tem antes que conquistar a confiança dela, e para que o trabalho seja bem feito, o domador tem que se deixar domar também, para que essa confiança aumente cada vez mais, da mesma forma que acontece em qualquer relação humana.
Enfim, laços de amor, amizade ou qualquer outro tipo de relacionamento, só crescem através do amor, confiança, carinho, respeito, transparência e sinceridade.
 
******************************************************************************************
 
 
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Poesias em formato de haikai.

  1. Paulo Cordeiro disse:

    Parabéns. Paulo Cordeiro

  2. Thais Duarte disse:

    ”Ameeii muiitoo bonitoos””!!

  3. Bartolomeu Lima disse:

    Seus haikais são despretensiosamente belíssimos. Também sou um admirador de haikai.

  4. maria helena orlando disse:

    bonito e estimulante sua poesia

  5. cilmar eder matos da silva disse:

    Brinde a vida
    o mundo é imperfeito
    na busca da paz.

  6. valmir disse:

    legal suas poesias

  7. Muito sugestivo.
    Tambem comecei a fazer alguns através do Yosa Buson.
    Espero que gostem.

    As estrelas, a lua,

    Colados no céu,

    Para deixar linda a noite

Deixe um comentário